Antes de Navegar pelo blog, leia atentamente nossa mensagem de Boas Vindas abaixo:

Olá amigo visitante do Blog, bom ver que você está interessado, ou no mínimo curioso pra saber sobre o projeto Bissau.

Bem, vou começar dizendo que eu não acredito em coincidências, ou seja, não acredito que você está aqui por acaso. Acredito em um Deus pessoal que olha lá do seu trono para a aflição de seus filhos aqui na terra. E muito mais do que isso, a Bíblia me faz acreditar que ele cruza a vida das pessoas assim como ele fez aquele dia quando um Sacerdote e um Levita encontram um homem quase morto na beira da estrada. “Deus levara o sacerdote e o levita a passarem pelo caminho onde jazia a vítima dos ladrões, a fim de verem a necessidade que tinha de misericórdia e auxílio. Todo o Céu observava, para ver se o coração desses homens seria tocado de piedade pela desgraça humana.” (DTN p. 500).

Navegando pelo blog você pode encontrar algumas das necessidades de Bissau. Algumas coisas que já estão sendo realizadas por lá. Então, sem medo de errar vou parafrasear o texto de Ellen White acima da seguinte forma: “Deus encaminhou seus cliques até esse site para ver onde jazem as vítimas de Satanás no mundo, a fim de que você veja a necessidade que eles tem de misericórdia e auxílio. Todo o céu observa, para ver se o seu coração será tocado de piedade pela desgraça humana.”

Agora que você já sabe que Deus cruzou a sua vida com as pessoas de Bissau, está em suas mãos fazer a diferença para eles ajudando nossos missionários Breno e Bejota chegarem até eles e por sua vez o ajudarem. Juntos poderemos fazer uma grande diferença naquele lugar. Participe você também desse projeto navegando aqui no nosso blog.

Atenciosamente,

Fábio Martinelli - Diretor do Geração 148

Você saberá sobre nós clicando em Quem Somos. O que vai acontecer você encontra clicando em Objetivos. Se você quiser participar do projeto, encontrará todas informações necessárias clicando em Como Ajudar. Clicando em Ajudômetro, você saberá quanto falta para alcançar nosso alvo. Todas notícias, podem ser vistas clicando em Mensagens, O que já foi feito, vídeos e Fotos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Conferência na Ilha de Bubaque


Era o dia 18 de Novembro quando embarquei rumo a uma das ilhas de Guiné Bissau. Enquanto o barco se aproximava da ilha já pude ver o porquê dizem que é “a ilha mais linda do mundo”, realmente é uma linda paisagem. A região das ilhas é dominada pela etnia Bijagó, eles tem suas tradições de mistérios animistas, mas não existe um início concreto para a religião, muito menos regras específicas, tudo se resume a muito êxtase e encontro com “Iran” o deus deles, traduzindo: Iran é satanás e nos seus rituais eles tem encontros em que o “Iran” aparece e até dá algumas ordens. Os Bijagós consultam a esses “demônios” e pedem favores que geralmente são realizados. Agora, estava eu entrando num território inimigo e eu sabia que Iran não estava nem um pouco feliz por eu estar lá. 

Meu objetivo era realizar um evangelismo de duas semanas na Igreja Adventista da ilha de Bubaque. Durante o período do pastor Davi Tavares, várias igrejas foram implantadas nas ilhas e a de Bubaque é uma delas, uma das únicas que tem templo próprio (mesmo não estando em boas condições). Essa igreja tinha cerca de 200 membros e um obreiro era responsável pela congregação, mas por causa de problemas financeiros e administrativos o obreiro foi retirado do local e a partir daí a assistência diminuiu de maneira que quando cheguei na igreja fiquei assustado por ver apenas 8 pessoas contando com as crianças. Todos os membros ativos que sobraram foram 6 jovens. Um de 18, outros dois de 21, outro de 22, 24 e 29 anos. Uma igreja que virou um pequeno grupo de jovens. Durante as duas semanas que estive na ilha essa foi minha equipe de apoio, jovens comprometidos com a missão, eu fiquei impressionado pela força de vontade deles de crescer a igreja e fiquei pensando: Como isso pode acontecer? Como esses jovens sem pastor nenhum permaneceram firmes? 



  

 Eu sei que Deus nos usou para levar o evangelho para essas pessoas, logo no sábado pela manhã preguei sobre missão e o propósito que Deus tem para nós, eu fiz uma pequena reunião e dividimos as funções. À tarde saímos ilha a fora convidando pessoas para as reuniões de maneira que a noite a igreja estava lotada na maior parte de crianças e adolescentes. Junto com o material, trouxe também um gerador novo que a sede da missão em Bissau havia comprado e enviado para a Igreja, mas o gerador só nos deu problemas. Por um motivo 



desconhecido o gerador não conseguia oferecer a força total necessária e por isso muitas vezes o projetor desligava no meio da palestra, foi assim durante quatro dias quando finalmente “pifou” de vez, não sabemos o porquê, só sabemos que desde o início o gerador não funcionou. Terminei a palestra no escuro, parecia que estava tudo uma bagunça, muitas crianças falando e algumas até brigando. No final no quarto dia fizemos uma oração e pedimos para Deus afastar satanás e as forças do mal daquele lugar e nos fortalecesse e pedimos sabedoria para lidar com os problemas que viria. 

Na quarta feira pela manhã fomos até uma fábrica de gelo e pela graça de Deus conseguimos um contrato onde essa fábrica nos forneceria energia suficiente durante o período do evangelismo. Compramos a fiação necessária e até o fim da campanha quase não tivemos problemas de energia. Outro grande problema que encontramos era a quantidade de crianças, cerca de 80 a 100 crianças vinham todas as noites e como controlá-las? A solução foi realizar uma programação especial para elas, então, começávamos com o filme de jesus, músicas e sorteios, depois as crianças saiam para fora e lá elas escutavam histórias e aprendiam músicas e até mesmo numa das noites elas apresentaram uma música. 

Durante o dia, aproveitávamos para visitar as pessoas que estavam indo na conferência, fiz muita amizade a também conheci lugares e costumes bem legais. Cada dia eu saia com um dos rapazes que estava me ajudando e procurava fazer amizade com eles para animá-los e nesse período procurei fazer deles discípulos para que pudessem segurar a barra quando acabasse a conferência. No domingo, realizei um treinamento de Pequenos Grupos e Duplas Missionárias, os preparei para criar um pequeno grupo que já está em funcionamento, e também aproveitei para ensiná-los a dar estudos bíblicos. Foi uma tarde agradável e a cada dia juntos os preparava para liderar a igreja. Para ajuda-los ainda mais, fiz alguns esboços de sermões e numa reunião de comissão já fiz uma lista de pregação até o próximo pastor chegar na ilha em fevereiro. Entreguei todo o material de Pequenos Grupos e Duplas missionárias. 

No Final da Conferência, pela graça de Deus 18 pessoas decidiram pelo batismo. Depois da última palestra fiz uma reunião com os membros da igreja e com os futuros membros. Mostrei a família que eles haviam ganhando, todos nos abraçamos e oramos juntos pedindo para Deus nos unir cada vez mais para que possamos estar juntos nessa missão de pregar o evangelho. Aproveitei o momento também para a adoção; cada membro adotou pelo menos dois novos conversos para visitar, fazer amizade, enfim ser seu discípulo, cada membro ficou como responsável espiritual dos novos membros que irão se batizar no dia 24 de dezembro de 2011. 

Nesse período que estive na ilha de Bubaque, pude perceber muitas coisas e as muitas necessidades que nossa igreja enfrenta ao redor do mundo. O resultado de uma igreja sem pastor é o que eu presenciei, encontrei muitas pessoas nas ruas que se diziam Adventistas mas nem apareceram sequer numa das noites do evangelismo, os verdadeiros membros são aquele remanescente que tinha em sua mente que a igreja é muito mais que um pastor, a igreja somos nós. Se por acaso acontecesse na sua igreja o que aconteceu na igreja de Bubaque, será que você seria o que está fora ou o que permaneceu firme independente dos problemas?

domingo, 11 de dezembro de 2011

Projeto de construção das igrejas

Enquanto temos um templo bonito e confortável, muitos de nossos irmãos na Guiné Bissau congregam em situação de total desconforto e isso quando existe um lugar para se congregar. Esse vídeo tem como principal objetivo mostrar a realidade vivida aqui de maneira que você possa ajudar nossos irmãos no projeto de construção das igrejas. Que Deus use você. 
Entre em contato:
http://missionariosalemmar.blogspot.com/
brenoavelar.com/missaobissau

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Casal faz trabalho de arredacação de recursos nas férias



Em suas férias, o casal de missionários Rodrigo e Grabriela Assi vão ao Brasil para descansar e também conseguir alguns recursos para ajudar a igreja Na Guiné Bissau, e eles tem feito um lindo trabalho. Deus tem abençoado muito suas vidas, veja as notícias que o pastor Rodrigo nos traz com alegria:


"MARANATA...


Muitas vezes não entendemos como as coisas acontecem... e vir para o Brasil nestas férias pago pela econômia da família realmente foi uma providência divina... 
Hoje eu a Gabi compreendemos que foi a vontade de Deus que estivéssemos no Brasil neste momento... 
Entrei em contato com algumas igrejas e algumas pessoas e agendamos alguns programas e algumas visitas e reuniões.... 
Desde que chegamos aqui temos sido surpreendidos por ajuda de irmãos e de pequenas igrejas... só em uma igreja pequena conseguimos a doação de 120 lições da Escola Sabatina, apadrinhamento de 44 crianças para a Escola de Canchungo e mais R$ 2.500,00 para utizarmos com os Desbravadores e outros projetos... 


Na quarta viemos a Curitiba... em contato com a ACP a Associação marcou um culto especial com os funcionários pela manhã... muitas pessoas estavam presentes, incluindo o Pr. Lourival, presidente da ACP, Cica, tesoureiro da ACP, Pr. Marcelo, secretário da ACP, Pr. Antonio Moreira, Ministerial da USB, além de André Lanza que é o empresário que nos mante em Guiné... 
O Culto foi direcionado pelo Esp. Santo... através das fotos e vídeos muitos se sentiram tocados e sensibilzados... o Presidente da ACP com o Tesoureiro no momento final da apresentação levantaram-se e disseram que a ACP vai doar U$ 5.000,00 para a construção de uma igreja... Amém! 


Alguns funcionários fizeram doações pessoais, o Departamental de Jovens da ACP disse que vai mobilizar os Desbravadores e Aventureiros e em novembro quer entregar a doação do dinheiro para a construção de mais uma igreja. 
Além de muitos materiais que foram doados pela ACP de vários departamentos... caixas e mais caixas... até o momento tínhamos 550 kg cedidos no container de um Empresário Adventista de Guiné... era muito material para pouco espaço cedido... O Pr. Moreira diante de tudo que viu e movido pelo seu coração missionário no mesmo momento agendou também um culto na USB... 
Nesta manhã de quinta estivemos lá... Deus atuou novamente... ao fim da apresentação... o Tesoureiro disse que a USB acaria com os custos todo de um Container para Guiné-Bissau... Amém!!! 
Agora teremos um Container inteiro de material sendo enviado pra Guiné-Bissau no início do ano com muito material de Evangelismo, J.A., Dep. Infantil, ESc. Sabatina, Publicações... etc... todos os Departamentos tanto da ACP como da USB vão disponibilzar todo material necessário... e ainda entrarão em contato com outras Associações do campo para arrecadar mais material... 
A frente de tudo isto está nosso patrocinador André Lanza e o Pr. Antonio Moreira... nossa não sei nem como estou conseguindo escrever para vocês de tanta emoção que estamos vivendo... 
Amanhã estaremos na Igreja Central de Curitiba... o André já entrou em contato com alguns empresários a que seremos apresentados.... estejam orando... o nosso objetivo é voltar para Guiné com a certeza que as 6 igrejas serão construídas... e com o desejo de conseguirmos tbm a construção da Escola Adventista Betel... 
Além de tudo o Pr. Moreira e o André estão tentanto um Culto especial na CPB para apresentarmos nossos Projetos e Necessidades e tbm faremos uma participação no Conexão Jovem e Anjos da Esperança na novo tempo... provavelmente isso acontecerá na próxima semana... 

É Deus derramando as bençãos sem medida. 

Qualquer coisa nosso telefone aqui é 43 96636021... 

Abraço e que Deus continue vos abençoando!"


Deus Seja louvado por esse casal. Veja mais notícias nos links: 
missionariosalemmar.blogspot.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Testemunho - Da feitiçaria para Cristo

Muitos dos jovens Adventistas na Guiné Bissau tem lindas histórias de como Deus os tirou das garras de satanás, algumas até mesmo inacreditáveis, mas para Deus não existe impossível e o Afonso é uma prova viva disso. Veja no vídeo abaixo essa incrível história:


Para ajudar o Afonso, entre em contato com: rodrigoassi@hotmail.com ou breno@brenoavelar.com
Ou acesse: 


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Situação da Escola Adventista Betel

Das 5 Escolas Adventistas que temos no país, 2 estão na capital e uma delas é a Escola Betel, uma escola pioneiroa fundada por uma missionária brasileira em 1993.

Das 5 Escolas Adventistas que temos no país, 2 estão na capital e uma delas é a Escola Betel, uma escola pioneira fundada por uma missionária brasileira em 1993. Desde sua fundação essa escola tem conseguido alcançar alvos propostos pelo Ministério da Educação é é considerada uma das melhores escolas do país. Entretanto, muitas necessidades até mesmo básicas impede a escola de crescer e continuar com o propósito de ensinar para transformar vidas.

Veja o Vídeo abaixo:

Esse é vídeo abaixo é o resumido:

Ajude a missão em Bissau, entre em contato:

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Educação Adventista na Guiné Bissau

Guiné Bissau é um país que está na frente de batalha contra a pobreza. A situação em todos os pontos é crítica e a Missão da IASD tem feito o possível para mudar essa situação. Através das escolas podemos trazer transformação espiritual e social mas passamos por vários problemas. O objetivo desse vídeo é mostrar as dificuldades que temos nas escolas e através de VOCÊ, conseguir mudar essa realidade!


Vídeo Completo:

Vídeo Resumido:



Veja com mais detalhes os projetos do Departamento de Educação da Guiné Bissau e ajude a missão.
Clique nos links abaixo para visualizar e baixar os documento:

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Semana 4

Depois de um evangelismo abençoado o trabalho com Pequenos grupos finalmente começa com força total. Essa semana foi bem agitada, realizei treinamentos de PG’s nas igrejas do Aeroporto e Central, também tive uma reunião com os outros brasileiros que estão aqui, o Jonas com sua esposa Jiane e o Rodrigo com sua esposa Gabriela. Conversamos muitos sobre o futuro da IASD na Guiné Bissau e o que podemos fazer para ajudar; percebemos que aqui o material para se trabalhar é muito escasso e o que temos são matérias de doações e chegamos a conclusão que se quisermos ajudar de alguma maneira esse país precisamos de nos preocupar com doações. É difícil a vida aqui e a maioria dos membros não tem condições de comprar a própria lição de Escola sabatina que custa 10,00 R$ para dois trimestres, então o Pr. Rodrigo fez um projeto de irão brasileiros apoiarem irmãos guineenses com lições da Escola Sabatina, os membros da igreja local se comprometem com 4,00 R$ e os irmãos brasileiros com 6,00 R$. As crianças não tem nenhum material de estudo nas suas classes, nem sequer feltro que já seria uma grande diferença para elas, a Gabriela fez um cronograma que deverá ser seguido nas classes das crianças durante o ano, mas não temos material para elas. 

Precisamos imprimir e tirar Xerox e isso foge do nosso orçamento de manutenção por isso também precisamos da ajuda de nossos irmãos brasileiros, os pequenos grupos não tem material nenhum e por isso precisamos de ajuda financeira para que nossos irmãos guineenses tenham a oportunidade de conhecer mais a Bíblia. Na sexta feira eu e o Pr. Rodrigo fomos ao Centro Cultural Brasileiro, é um espaço que tem ao lado do Consulado Brasileiro com o objetivo de difundir a cultura brasileira e apoiar o desenvolvimento do país. Lá eles têm uma biblioteca, um Cyber Café, uma sala de Conferência grande e cerca de quatro salas de aula o interessante é que é aberto para todos os brasileiros que quiserem reservar uma sala para realizar projetos ou programas (que não seja de cunho religioso). Ficamos muito felizes em conhecer o local, pois agora temos onde fazer nossos projetos sociais marcando com antecedência. Essa semana também estive visitando a Celeste, ela batizou nesse Sábado na Campanha evangelística e tem uma família mulçumana, a visita foi agradável e ela ficou muito feliz por orarmos por ela, por favor, irmão ore para Deus transformar a vida da sua família e que Ele possa conceder o sonho dela de fazer medicina.

Muitas vezes não sabemos por onde Deus quer nos levar, mas quando nos colocamos nas mãos Dele, vemos quão gratificante é trabalhar para um Deus que pode tudo, essa é minha esperança, que Deus possa abençoar ricamente esse país.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Força está na União

Em Setembro a Rede de Educação Adventista de Guiné Bissau através da Departamental de Educação Jiane Emídio, realizou um treinamento com os professores de todo o páis. O encontro aconteceu no centro cultural Brasileiro em Bissau. O mensagem central era a de unir para cresce, e com certeza acreditamos que a união faz a força. Esse é um vídeo que mostra um pouco do que aconteceu nessa semana especial.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Adotando um Aluno



Jonas e Jiane é um jovem casal que também dedicam sua vida ao campo missionário. O pastor Jonas é responsável por 3 dos 6 grupos na Capital Bissau e sua esposa Jiane está atuando como a Departamental de Educação da missão e os dois tem feito um ótimo trabalho no avanço da educação e do evangelho em Bissau. Uma de suas preocupações é a escola da ilha de Bolama que está prestes a fechar, leia o que a Jiane escreveu abaixo:
"A Escola Adventista de Bolama fica localizada em uma ilha, e a maioria dos seus habitantes são animistas, cultuam os espíritos malignos e praticam a feitiçaria, portanto, em um lugar com este, uma escola Adventista é um tremendo instrumento para pregação do evangelho. A população dessa ilha é muito pobre, pois a fonte de renda vem apenas da pesca e da venda de alguns frutos nativos, a mensalidade de um aluno custa R$ 5,00 ao mês, mas mesmo assim a inadimplência é muitíssimo alta. Os professores desta escola ganham um salário de menos de R$ 100,00 por mês, mas infelizmente estão com os seus salários atrasados desde Março de 2011. A diretora da escola está empenhada em fazer com que os pais paguem as mensalidades atrasadas para poder pagar os professores, apesar do esforço ela não tem tido grandes resultados, pois para um pai de aluno, muitas vezes pagar a mensalidade significa deixar o filho sem comida em casa.
A escola possui prédio próprio, no entanto, as instalações estão precárias. Precisamos fazer uma reforma e revitalização na escola urgentemente e pagar o salário atrasado dos professores."
Pela Graça de Deus alcançamos através de doação o valor necessário para pagar os professores atrasados, mas ainda temos outro problema, os pais não tem condições de pagar a mensalidade dos filhos mesmo esse valor de R$ 5,00. Esse casal está empenhado em encontrar padrinhos para essa crianças. Apadrinhe um aluno e ajude a missão. Entre em contato com eles através do blog: http://jonasemidio.wordpress.com/ e também pelo e-mail: jiemidio@hotmail.com

Projeto de Fim de Ano



Os missionários além mar estão animados com o crecimento do evangelho na Guiné Bissau. O Pastor Rodrigo Assi e sua esposa Gabriela estão com projetos que você pode ajudar, confira abaixo o recado deles:
MARANATA!
.
      Completam-se 7 meses que estamos nesta atividade Missionária aqui na Guiné-Bissau... talvez esteja acompanhando nossa Missão pelo blog – missionariosalemmar.blogspot.com.
      Deus tem realizado grandes coisas na nossa vida e na vida de nossos irmãos... e tem usado muitos para que ajudem o crescimento e avanço da obra neste país... homens e mulheres que não podem estar aqui para o trabalho, mas que são abençoados por Deus e que abençoam a outros através de suas doações.
      E infelizmente esse é o único meio que temos para o trabalho, as doações de irmãos e irmãs que sentem-se tocados pelo Espírito Santo a ajudar-nos, lembro você de que aqui o pouco se torna muito e faz uma grande diferença... e é por isso que venho apresentar-lhe alguns projetos que temos para esse fim de ano... Projetos simples, mas que marcarão a vida de nossos irmãos aqui em Bissau.
Projeto : “Irmão que ama irmão presenteia com a lição”
      No mês de maio deste ano lançamos o Projeto “Irmão que ama irmão presenteia com a lição”,graças a Deus e a queridos Amigos e Irmãos o Projeto foi um sucesso, conseguimos a doação de 110 lições para nossos grupos, vocês não imaginam a alegria destes irmãos, muitos que pela primeira vez tiveram a oportunidade de ter uma lição da Escola Sabatina... foi maravilhoso.
      Estamos trabalhando no fortalecimento espiritual de nossos membros, discipulando para que possam assim trabalhar nas fileiras frontais deste exército de Deus... e o alimento espiritual é essencial para isso. E são adultos, jovens, juvenis e crianças que precisam deste material... Aqui a lição custa R$ 10,00 e é uma lição semestral, somente a dos juvenis e crianças que é trimestral e custam um pouquinho mais R$ 14,00...
      E vocês não tem noção de como eles gostam de ler aqui, de como eles se dedicam ao estudo da lição e da bíblia... mas, infelizmente não tem condições de comprá-las... e é por isso que venho até você para que participe e divulgue esse Projeto na sua igreja, entre seus familiares, amigos e conhecidos.
      Pode usar as fotos do blog... faça um vídeo... boca a boca... toda propaganda possível.
      Precisamos deste dinheiro para realizar o pedido das lições até dia 28 de novembro.
      Você pode fazer a diferença na vida destes irmãos!
Projeto: “Desbravando para Desbravar”
      Aqui na Guiné-Bissau a nossa Igreja é formada praticamente por 95% de jovens e juvenis... cheios de energia, disposição e garra... foi pensando nisso que decidimos trabalhar fortemente e estratégicamente com o Clube de Desbravadores... alguns grupos já possuiam um Clube, mas praticamente inativo... outros tiveram de ser fundados por nós... depois do treinamento que fizemos com a liderança de cada grupo, escolhendo a diretoria, capacitando e motivando... nossos jovens sentiram-se inteiramente confiantes em trabalhar para salvar.
      Estou a frente de 3 Clubes aqui em Bissau, Clube “Tigres” do Bairro Militar, com 40 desbravadores, Clube “Estrela da Manhã” do Aeroporto, com 25 desbravadores e o Clube do Bairro Santa Lúzia, com + ou – 25 desbravadores também. Estamos em um trabalho intenso, todos os domingos de manhã e a tarde participamos das atividades com os Clubes, os meninos e meninas estão realmente motivados, nunca um trabalho diferenciado foi feito aqui neste país com Clube de Desbravadores ( aqueles que me conhecem bem sabem o quanto amo tudo isso )...
      Claro o nosso sonho é a estruturação completa dos Clubes aqui na Guiné, com barracas, bandeiras, uniformes e utensílios... mas isso é um sonho a longo prazo... sei disso... mas, gostaria de realmente alavancar esse trabalho, tornar o Clube conhecido aqui na capital, realizar Projetos Comunitários e Sociais para visibililidade do Clube e da Igreja... pensando nisso chegamos a conclusão que a princípio se tivéssemos cada clube pelo menos com as camisetas de atividade já seria um bom começo, uma camiseta aqui fica em torno de R$ 10,00, precisamos de 90 camisetas de inicío ( é claro o objetivo é que os Clubes cresçam ), mas para a divulgação e início dos trabalhos acredito que será um bom começo.
      Queremos realizar um grande Projeto Comunitário no início do mês de Dezembro, dia 04 ou dia 11, só dependemos das camisetas pra isso...
      Por isso precisamos das doações até dia 28 de novembro.
      Nossos jovens contam com seu apoio.
Desbravando para Desbravar!
Projeto: “O Cristo do Natal”
      Bom... dentre todos os feriados e festividades comemorativas para a maioria das pessoas o Natal com certeza é um momento único e marcante...
      Não só por tudo que esta data representa para o cristianismo, mas também pela oportunidade de estar junto das pessoas que amam, normalmente em um lindo local ornamentado e com um gostosa ceia... onde presentes são trocados com abraços apertados e sorrisos radiantes pelo dia que o Natal representa.
      Infelizmente... aqui na Guiné-Bissau as coisas são diferentes... poucas pessoas tem condições de passar um dia como este que foi descrito... a realidade da maioria do povo aqui é bem diferente... e de nossos queridos e amados irmãos guineenses também.
      Sentimos no nosso coração o desejo de proporcionar aos nossos Grupos um Programa de Natal diferente de tudo que já foi visto... um Natal Supresa, mostrando e apresentando o Verdadeiro Cristo do Natal e tudo o que ele representa... com um Culto de Ação de Graças, onde Cristo será louvado e honrado, através das mensagens e músicas... uma pequena Ceia, onde poderemos ver os olhos brilhantes da alegria de nossos irmãos ao terem algo que de que nunca participaram antes, fazendo assim como Jesus, alimentando as multidões... e uma entrega de presentes, uma pequena lembrança, recordação daquele momento que passaremos juntos e que com certeza marcarão suas vidas, mostrando a eles que o melhor presente que Cristo nos dá é a Vida Eterna.
      Talvez para você que está lendo isso neste momento, esteja relembrando de tantos e tantos Natais que passou com tudo isso... e que talvez para você já tenha se tornado algo comum e até sem importância... mas, não aqui... garanto pra você que se conseguirmos realizar isto... será algo que jamais será esquecido... será uma grande benção de Deus! Um grande presente surpresa de Deus, usando você para supreender e iluminar o Natal destes irmãos.
      Por que não dar graças a Deus este ano de forma diferente, agraciando a vida de outros?
      São + ou – 150 pessoas que nós temos nos 3 grupos que somos responsáveis... calculamos que com R$ 5,00 por pessoa conseguimos realizar a Ceia ( simples, talvez um sanduíche e um suco ) e comprar uma lembrancinha para cada membro...
      A data para as doações são até 28 de novembro se possível, para que possamos nos programar para isso... Estamos orando incessantemente para que consigamos.
Precisamos de Você!
______________________________________________________
      São Projetos simples e acessíveis a você irmão e irmã... assim como muitos já tem ajudado tenho certeza que serão abençoados através de suas doações, e o maior beneficiado será você mesmo.
      Aqueles que desejarem colaborar para os 3 Projetos, devem doar R$ 25,00 ou R$ 30,00... mas, nada impede que as pessoas ajudem com a quantia que puderem, tudo o que for doado com certeza será bem recebido.
      Só preciso que esses valores sejam depositados até dia 28 de novembro para que consigamos realizar os projetos... e que se possível você seja o responsável em arrecadar o dinheiro com as pessoas ou nomeie alguém na sua igreja que faça isso para se ter um melhor controle... e assim que tiver o dinheiro me avise o valor, para qual Projeto deve ser destinado e quando foi depositado.
      Nossa Tia Rozane de Londrina, abriu uma conta especial só para receber as doações, e ela está responsável em nos enviar os valores para a realização dos Projetos


Para depósitos na Conta Poupança:
 

Rozane Ferreira Gandra de Paula
Banco do Brasil
Agência 5878-5
Conta Poupança 5418-6
Variação de Poupança:1


Também se desejarem podem enviar diretamente para mim aquui em Bissau através do Western Union


Para depósito pelo Western Union (Banco do Brasil):

Rodrigo Oséias Assi
Rua 12 (Marien N'Gobi), nº 7A - CP 397 - Bissau - República da Guiné-Bissau
Passaporte CZ 873226 - Validade 22-02-2015


 Se forem fazer a transferência diretamente para mim, deve pedir a informação correta no Banco do Brasil, tem uma taxa e também uma palavra senha para que eu possa retirar aqui. E me avisarem quando enviaram o dinheiro.


Se você deseja fazer uma doação sem se fazer conhecido, pode ralizá-la. Deixe uma mensagem anônima no nosso blog missionáriosalemmar.blogspot.com dizendo apenas o valor e para que fim está sendo destinada a doação.
_______________________________________________________


Sem você nada disso será possível... serão apenas Projetos que jamais sairão do papel... mas, tenho certeza, que você será usado por Deus para que estes Sonhos se tornem realidade.


Que Deus vos abençoe grandemente para que possas abençoar a outros.


"Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra."
Apoc. 22:12

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Duas vidas e uma Missão!

O chamado de Deus quase sempre vem com desafios aparentemente inalcançáveis. Rodrigo Assi era um funcionário público do seu pequeno município de 7 mil habitantes. Ele tinha um dos melhores salários que todos ali sonhavam. Um dia ele resolveu atender o chamado de Deus e foi para colportagem, falou com seus familiares que não voltaria a trabalhar para o município, disse que iria colportar para fazer teologia. Os familiares e amigos acharam que ele tinha ficado doido com essa atitude, mas ele estava firme no propósito que Deus colocou no coração dele. Graças a essa sua decisão, hoje ele é um pastor casado com a Gabriela que é uma pedagoga e junto eles formam um lindo casal que dedicou 2 anos de seu ministério para o campo missionário. Saíram do conforto do Brasil e vieram a um país com uma grande missão: Levar as pessoas à salvação. Eles durante esses cinco meses em Guiné-Bissau estão ajudando no crescimento da igreja e no evangelismo nos grupos do Bairro Militar, Santa Luzia e Aeroporto. Eles perceberam muitos desafios e experiências e todas elas vocês podem ver no blog: http://missionariosalemmar.blogspot.com/

Um dos projetos que eles apoiam é a formação de clubes de Desbravadores. A maior parte dos membros de nossas igrejas são jovens, adolescentes e crianças, por isso precisamos trabalhar com elas. A ideia é mais ou menos assim: “Estamos agora reabrindo 2 clubes e fundando outros 2 ... mas, as dificuldades são grandes e os recursos aqui são mínimos ... o nosso desejo é estruturar esses clubes, começar com força máxima e tornar esses jovens verdadeiros discípulos ... Para que o nosso ‘Alvo’ de levar a mensagem do evangelho na nossa geração se concretize com o trabalho constante de nossos Desbravadores, mesmo vocês não estando aqui poderão fazer isso ... Para que isso aconteça tivemos uma ideia (com certeza veio do Espírito Santo) ... Clubes Brasileiros adotando Clubes Guineenses ... os clubes adotariam os clubs daqui, que receberiam o mesmo nome, bandeira, e nome de unidades dos clubes Brasileiros, como se fossem uma extensão destes Clubes ... E nós através de fotos e vídeos deixaríamos o Clube sabendo de tudo que acontece com o ‘seu’ clube aqui...”
Para saber mais sobre esse projeto acesse:

Inscrição Missão África 2012: Guiné-Bissau


O continente africano é um dos maiores desafios para a conclusão da pregação do evangelho. Guiné-Bissau, 6º país mais carente do mundo com 1,5 milhões de pessoas se dividem entre animistas e mulçumanos, uma uma presença de apenas 700 adventistas. Pensando em ajudar nossos irmãos em Cristo de Guiné, o NUMCI está convocando, homens, mulheres, jovens e estudantes que desejam levar esperança para esse país.
Em janeiro de 2012, voluntários Adventistas selecionados através da inscrição realizada no site do NUMCI estarão levando Jesus a população de Guiné-Bissau! São apenas 15 vagas! Então inscreva-se já e faça parte da esperança dessas pessoas!!!
O link abaixo leva para a página de inscrição:

Para maiores informação sobre a missão no mundo acesse:

Entrevista com "Os Arrais"

Desde o ventre Deus já preparou uma vida para você, ele tem um propósito específico para cada um de nós basta descobrirmos qual é. Nessa entrevista feita com André e Thiago Arrais veremos como eles descobriram esse propósito, esse dom que Deus deu para ele de compor e cantar.

Eles começaram escrevendo algumas músicas sem pensar que se tornariam um ícone da música Adventista entre os jovens. Hoje estão a caminho de gravar o segundo CD e algumas de suas novas músicas foram apresentados no musical “O Retorno” na IASD Nova Semente e lá, consegui conversar com os dois e gravar essa pequena entrevista sobre os dons, acompanhe:
Como vocês descobriram e resolveram utilizar seus dons para Deus? De que forma usam esses dons para alcançar as pessoas?

André – Isso é uma questão de descoberta. Deus nos dá dons, mas nós temos que testar, temos que ir a procura do nosso dom. No nosso caso, nós aprendemos a tocar violão sozinho, então foi uma descoberta que tivemos que testar; treinar e ver que tínhamos certa capacidade de tocar um instrumento e aos poucos fomos adquirindo a capacidade de compor. Então é uma coisa progressiva em que Deus vai abrindo as portas aos poucos, mas é uma questão de conhecer, de buscar, de encontrar, de testar e de tentar expandir os horizontes.
Thiago – A questão dos dons não deve ser uma tentativa de você procurar ajudar a maioria ou milhares de pessoas, mas é uma questão de focar a minoria como, por exemplo, numa visita particular. Independente do dom que você tem; dom de orar, dom de cantar, dom de qualquer coisa, devemos focar sempre na minoria e essa minoria vai crescendo, crescendo até se tornar uma grande maioria.

Thiago, você participou de um projeto evangelístico em Guiné Bissau, qual seria seu conselho para quem está pensando em ir para o campo missionário?


Tiago - O campo missionário é onde nós vivemos no limite da fé, quando a água acaba não tem como ir ao poço buscar a água, quando a luz acaba não tem como você ligar para alguém resolver o problema. Não tem nada, o que nos resta é só a oração, então a oportunidade de fazer o trabalho missionário além-mar é uma oportunidade e um convite divino de você viver no limite da fé. Então só por isso vale a pena. Fora o chamado que é dado a todos os cristãos de ir por todo o mundo e de pregar o evangelho. Dessa maneira além de ser uma incumbência e uma obrigação imperativa para a nossa vida cristã, a experiência espiritual e a riqueza que você recebe dessa dependência de Deus no campo missionário, não tem preço. Por isso eu recomendo e assino embaixo e só repito o imperativo divino de ir a todo mundo pregar o evangelho.

André, Você fez Direito no UNASP e agora está fazendo mestrado em divindade na Andrews University. No programa caixa de música você falou que foi um chamado de Deus. Como foi esse chamado e o que os jovens precisam saber para aceitar esse chamado também?

Começando pela palavra de Deus. Comprometi-me a ter um estudo mais profundo da Bíblia e aos poucos percebi que eu seria mais realizado em ser um ministro da palavra do que um advogado ou algum funcionário da área jurídica. Então eu me encontrei na palavra; como o Thiago diz em algumas músicas “Na palavra de Deus nós encontramos quem nós somos”, e foi na Bíblia que eu encontrei o meu dom. Eu me sentiria realizado trabalhando no campo missionário não somente como um missionário além-mar, mas um missionário dentro do país também, na missão de Deus, na missão da palavra. Então acredito que é um chamado progressivo, mas sempre baseado na Bíblia. Foi lá que eu encontrei realmente meu chamado e lá acredito que as pessoas também podem encontrar o chamado delas.
                              ------------------------------------------------------
Deus Seja louvado pelo trabalho dessa dupla. Agora pense! Como você tem utilizado seus dons para Deus? Tem pelo menos tentado descobri-lo ou usá-lo?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Semana 3


Dizem que um homem prevenido vale por dois, mas essa semana esse ditado se mostrou ineficiente. Estive apoiando os pontos de pregação nessa última semana de evangelismo e mesmo se prevenindo de todo o tipo de problema com o equipamento mesmo assim tivemos problemas. No Bairro Militar um dos pontos de pregação teve problemas com o gerador e ficamos 2 noites sem programa, no aeroporto o público diminuiu um pouco por causa dos mosquitos que não davam paz e o som que estava horrível.  Apesar de todos os problemas o Senhor nos deu a vitória e no fim de 15 dias consecutivos de pregação e visita tivemos uma grande festa de batismo na IASD Central. Pela graça de Deus mais de 90 preciosas almas foram entregues a Cristo, foi realmente uma grande festa, a igreja estava lotada até onde se podia ver, irmãos de todos os lados da cidade tomaram com do templo pra comemorar essa linda festa. Nesse dia eu fui apresentado para a igreja como o missionário que vai trabalhar com mulçumanos, pequenos grupos e duplas missionárias. Uma homenagem foi feita para os teologandos e cada um recebeu uma bandeira da Guiné Bissau. O JÁ foi simples mais significante, foi feito uma entrevista com os teologandos e abrimos a perguntas as pessoas, foi bem legal.
O domingo foi a despedida, acompanhamos os alunos até o aeroporto internacional de Bissau, a despedia foi rápida, mas enquanto voltava para a cidade no toca-toca (condução pública) de um dos irmãos comecei a pensar que eles foram os últimos colegas de classe que eu ví antes de entrar no ministério, a próxima vez que verei algum deles será como pastores servindo a Deus em algum lugar do mundo.




Nesse dia também teve um casamento da igreja, o casamento do Litos e Mali, foi o primeiro casamento que pude acompanhar de perto aqui. Achei interessante algumas diferenças na cultura daqui. Bom, os Desbravadores fizeram a entrada da noiva e eles sempre ajudam na festa com a ordem e servindo as pessoas, diferente do Brasil aqui enquanto o pastor prega o casal fica sentado um em  cada cadeira virados um de frente ao outro. Mas o mais interessante é o que acontece no final do casamento. Logo na porta de saída muitas mulheres com roupas africanas estão à espera com bandeiras coloridas, e “instrumentos” que são panelas, baldes, pedaços de pau e algumas tem até alguns instrumentos de verdade tipo tambor, na saída é feito o máximo de barulho possível e começa uma dança típica que o casal deve dançar, é muito diferente e legal e que assustaria se acontecesse algo desse tipo do Brasil. A festa tem algumas peculiaridades como por exemplo o momento reservado para se entregar os presentes, enquanto é tocado uma música as pessoas devem trazer seus presentes para os noivos. A comida em parte é igual ao Brasil com salgadinhos (bem apimentados) suco típico (Onjo, Cabacera, Foli, etc) e uma bacia bem grande de arroz com molho que é colocado em cada mesa. Essa festa de casamento me marcou muito não somente por causa das diferenças mas fiquei chocado com uma cena que ví: Enquanto nos divertíamos dentro do salão do lado de fora estavam muitas crianças querendo entrar para comer, quando saí para dar um volta encontrei com essas mais de 100 crianças que estavam querendo entrar para comer e nessa noite ví uma cena que me cortou o coração. Eles todos queriam entrar para comer, a solução que os Desbravadores tiveram foi escolher algumas das crianças para que entrassem e comessem uma das bacias de arroz com molho o resultado foi desastroso. Escolheram algumas crianças de avançaram como animais na comida, nunca vi uma cena como aquela penso que para aquelas crianças avançarem daquele jeito na comido elas deverias estar com muita fome mesmo, teve até briga e gente colocando arroz na camiseta para levar pra casa. Me lembro bem daquele dia pois lágrimas caíram do meus rosto em ver uma situação tão triste como aquela e infelizmente essa é a situação do país, grande parte das famílias aqui vivem com menos de um dólar por dia e isso é para sustentar uma família de as vezes 8 pessoas, é uma situação deplorável e triste que me fez pensar sobre o valor que eu devo dar ao pouco que tenho enquanto muitos nem o pouco tem. Mas acredito que Deus está na frente e Ele vai tocar no coração de pessoas para que situações como essa possam ser resolvidas aqui na Guiné Bissau. Com essa semana tumultuada me veio uma frase que Jesus disse quando estava com muitas fome: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de sai da boca de Deus.









quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Semana 2




O evangelismo continuou a todo vapor nessa semana. Preparamos toda a programação do primeiro sábado nos pontos de pregação com os interessados. Essa semana estive visitando o grupo do Bor e quem ficou responsável foi o pastor Rosalvo. O lugar de reunião dos cultos da igreja é muito pequeno extremamente quente por isso o pastor achou melhor realizar no lado de fora do salão. No meio da rua foram colocados bancos e a projeção era feita na parede. Depois do filme de Jesus o pastor Rosalvo me pediu para ajudar com as crianças que ficaram numa sala ao lado. Chegando lá tive uma surpresa muito grande, cerca de 150 crianças estavam a minha espera dentro de uma sala apertada, todas sentadas no chão algumas gritando e outras falando muito alto, minha missão era cuidar delas enquanto a palestra acontecia do lado de fora. Era uma muvuca danada e eu por um momento fiquei sem orientação, depois de colocar a cabeça no lugar percebi que a primeira coisa que eu precisava fazer era fazê-los ficar em silêncio, cantei uma música e orei com eles. Ficaram mais calmos mas ainda tinha muito barulho que atrapalhava a palestra do pastor Rosalvo. Comecei a contar histórias e eles ficaram calmos. Naquela noite uma guerra espiritual estava sendo travada, era claro que satanás não estava nada feliz com o nosso trabalho e fez de tudo para atrapalhar. Enquanto eu contavahistórias, crianças saiam e entravam na sala e nessa movimentação uma criança esbarrou no fio de alimentação do gerador de energia e tudo ficou escuro e isso aconteceu bem no momento em que o pastor ia começar a fazer a palestra sobre a origem de satanás e do mal que ele faz. Satanás aqui tem o nome de iran que é o deus no animismo, a adoração a iran é feita por medo, se os rituais não são realizados, iran (satanás) joga uma praga nas pessoas e elas são perseguidas por pesadelos e mortas. Essa adoração por medo é quebrada quando temos um Deus poderoso ao nosso lado. Depois de colocado o cabo de energia; voltei a contar histórias e o pastor a fazer sua palestra. Ele fez a introdução dizendo que o tema da noite iria falar sobre quem é o originador da dor, morte, medo e tudo mais, no ponto ápice da introdução, quando ele ia passar para o tema e revelar satanás e suas artimanhas, lá dentro da sala enquanto eu contava história não sabemos o porque mas um garoto foi até ao cabo fonte de energia e puxou queimando toda suas duas mãos. Ele foi com as duas mão tirar o cabo a acabou tendo queimações gravíssimas. Rapidamente ele foi levado ao hospital, e vendo tudo isso nos juntamos e oramos pedindo para Deus expulsar todas as forças do mal para que as pessoas pudessem ouvir a verdade. Depois dessa oração nada mais aconteceu de estranho e até as crianças ficaram em silêncio ouvindo as histórias.


Nessa semana eu também visitei o ponto de pregação do Bairro Militar 1 e 2, esse é o bairro com mais população mulçumana da capital e até mesmo alguns apareceram por lá. O responsável pelo ponto 1 foi o pastor Matheus e o ponto 2 foi o pastor Denis. No ponto do pastor Denis; ajudei no momento de louvor e na recepção, nesses dias choveu muito e isso refletiu em todos os pontos com a queda de pessoas. Outros problema encontrado lá foi durante a chuva, o barulho era muito forte e quase não se ouvia a voz do pastor. Uma das pessoas que frequentou o evangelismo nesse ponto é missionário de uma igreja evangélica mas ficou impressionado com os temas apresentado pelo pastor Denis. Apesar de todas a dificuldades de aparelhagem chuva e etc, o pastor Denis teve o privilégio de ver almas sendo salvas graças a ajuda de Deus e de seu trabalho.

Pastor Matheus no Bairro Militar 1 realizou o evangelismo a maior parte das vezes do lado de fora do salão, muitas crianças vieram cerca de 80 crianças tinham uma programação especial em uma sala ao lado. No dia em que visitei esse ponto um enxame de mosquitos tomaram conta do lugar e começou a incomodar as pessoas, muitas delas foram embora e até mesmo o pastor enquanto falava engoliu um mosquito. Fiz uma oração pedindo para Deus tirar esse enxame dali para que o tema pudesse ser abordado, depois da oração os mosquitos foram em direção a luz do projetor e caíram mortos no chão. Durante esses dias de campanha, estive fazendo minhas refeições juntos com os teologandos. Numa manhã quando chegava para tomar café da manhã o pastor Jonas me disse que o Rodrigo Scalassara do Cutum estava muito doente e não poderia continuar na pregação das noite e me perguntou se eu gostaria de continuar o evangelismo naquele ponte, eu logo aceitei e tive que me preparar para o tema da noite que seria Sinais da Volta de Jesus. Chagando a noite conversei com a liderança e todos que estavam ajudando e expliquei qu eu estaria com elas. Logo o Nenematcho me encaminhou para mostrar alguns problemas. O Gerador não estava pegando direito e a lâmpada da sala estava piscando de um jeito tenebroso. O projetor não ligava e o som estava com problema, começamos a mexer procurando uma solução mas nada podia ser feito, daí me lembrei de chamar a pessoa que poderia resolver nosso problema, chamei todos e oramos juntos pedindo para Deus colocar a mão nos equipamentos para que eles funcionassem direito e que a partir daquele momento, pedimos para Deus expulsaram todas as forças do mau e que os anjos ocupassem o lugar. Depois da oração sentimos uma paz muito grande e falei com o Nenematcho: “Ligue o gerador porque Deus já resolveu o problema”, então ligamos o gerador e ele funcionou perfeitamente junto com todos os outros equipamentos incluindo a luz. Deus foi tão bom que no outro dia o pastor Rodrigo Scalassara já estava melhor e retomou sua posição de pregados nesse ponto.
A noite eu estava em um ponto de pregação ajudando na programação, durante o dias eu estava ajudando na visitas e essa semana estive visitando alguns interessados do bairro Aeroporto junto com o pastor Sérgio Festa. Visitamos a Sádio e sua vizinha. Ambas eram católicas e depois foram convertidas ao Islam, toda família delas é mulçumana e elas estão frequentando todas as noites do evangelismo. O pastor Sérgio responsável pelo Aeroporto percebeu que temos uma missão muito grande para com esse país, o grupo do aeroporto não tem onde se reunir, os cultos são realizados em salas de aulas cedidas pelo governo. Durante o evangelismo o pastor Sérgio esteve pregando em um campo futebol de terra e muitas vezes era incomodado por causa de um bar com música alta que atrapalhava as pregações. A pregação nesse ponto foi positiva porque é um lugar aberto e isso facilita os mulçumanos de vierem e ver mesmo que de longe, no dia em que estive nesse ponto, fiquei espalhado entre o público mas não percebi nenhum mulçumano nesse dia. O pastor Rodrigo Assi e sua esposa Gabriela estão se empenhando para ajudar essa igreja, e durante o evangelismo a Gabriela esteve ajudando numa programação para as crianças nas salas de aula.
Nas visitas feitas durante o dia, estive com o pastor Pedro visitando interessados no bairro Santa Luzia. Numa dessas visitas, fomos na casa de duas garotas que queriam se batizar, mas elas são de famílias mulçumanas e precisamos da autorização dos pais, ficamos com receio por a família ser mulçumana mas mesmo assim nós fomos e ficamos surpresos quando conversamos com o pai que já esteve no Brasil. Isso facilitou e fizemos amizade, conversando percebi que ele e a família era islâmica não praticante pois não conheciam quase nada de sua religião, o pai disse que não teria problema mas teria que conversar com a mãe. Voltamos outro dia e conversamos com a mãe e ela disse a mesma coisa a conclusão foi que essas garotas não foram batizadas por falta de comunicação. Estou fazendo um trabalho com essa família mas o que estou percebendo até agora é uma falta de interesse. Visitamos também uma mulher de origem mulçumana da etnia biafada. Os biafadas são mulçumanos que realizam rituais do animismo e numa das conversas ela disse que não conseguia dormir a noite com muitos pesadelos e que via vultos e pela aparência dela, ela estava com muito medo e procurando uma solução, pedimos para ela ir na noites pois temos um Deus mais poderoso que iran, mas para Deus livrá-la desses pesadelos ela precisa acreditar que nosso Deus é mais poderoso que iran. Estamos orando com ela e por ela, na corrente de oração da igreja e em todos os lugares para Deus livrá-la das garras de satanás.
Bom, resumidamente essa foi minha segunda semana em Bissau. Foi uma semana intensa e pude ver a força com que satanás trabalha na vida das pessoas e estou orando para Deus me usar para que eu possa mostrar para elas um caminho de luz longe de medo e terror.