Antes de Navegar pelo blog, leia atentamente nossa mensagem de Boas Vindas abaixo:

Olá amigo visitante do Blog, bom ver que você está interessado, ou no mínimo curioso pra saber sobre o projeto Bissau.

Bem, vou começar dizendo que eu não acredito em coincidências, ou seja, não acredito que você está aqui por acaso. Acredito em um Deus pessoal que olha lá do seu trono para a aflição de seus filhos aqui na terra. E muito mais do que isso, a Bíblia me faz acreditar que ele cruza a vida das pessoas assim como ele fez aquele dia quando um Sacerdote e um Levita encontram um homem quase morto na beira da estrada. “Deus levara o sacerdote e o levita a passarem pelo caminho onde jazia a vítima dos ladrões, a fim de verem a necessidade que tinha de misericórdia e auxílio. Todo o Céu observava, para ver se o coração desses homens seria tocado de piedade pela desgraça humana.” (DTN p. 500).

Navegando pelo blog você pode encontrar algumas das necessidades de Bissau. Algumas coisas que já estão sendo realizadas por lá. Então, sem medo de errar vou parafrasear o texto de Ellen White acima da seguinte forma: “Deus encaminhou seus cliques até esse site para ver onde jazem as vítimas de Satanás no mundo, a fim de que você veja a necessidade que eles tem de misericórdia e auxílio. Todo o céu observa, para ver se o seu coração será tocado de piedade pela desgraça humana.”

Agora que você já sabe que Deus cruzou a sua vida com as pessoas de Bissau, está em suas mãos fazer a diferença para eles ajudando nossos missionários Breno e Bejota chegarem até eles e por sua vez o ajudarem. Juntos poderemos fazer uma grande diferença naquele lugar. Participe você também desse projeto navegando aqui no nosso blog.

Atenciosamente,

Fábio Martinelli - Diretor do Geração 148

Você saberá sobre nós clicando em Quem Somos. O que vai acontecer você encontra clicando em Objetivos. Se você quiser participar do projeto, encontrará todas informações necessárias clicando em Como Ajudar. Clicando em Ajudômetro, você saberá quanto falta para alcançar nosso alvo. Todas notícias, podem ser vistas clicando em Mensagens, O que já foi feito, vídeos e Fotos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Semana 3


Dizem que um homem prevenido vale por dois, mas essa semana esse ditado se mostrou ineficiente. Estive apoiando os pontos de pregação nessa última semana de evangelismo e mesmo se prevenindo de todo o tipo de problema com o equipamento mesmo assim tivemos problemas. No Bairro Militar um dos pontos de pregação teve problemas com o gerador e ficamos 2 noites sem programa, no aeroporto o público diminuiu um pouco por causa dos mosquitos que não davam paz e o som que estava horrível.  Apesar de todos os problemas o Senhor nos deu a vitória e no fim de 15 dias consecutivos de pregação e visita tivemos uma grande festa de batismo na IASD Central. Pela graça de Deus mais de 90 preciosas almas foram entregues a Cristo, foi realmente uma grande festa, a igreja estava lotada até onde se podia ver, irmãos de todos os lados da cidade tomaram com do templo pra comemorar essa linda festa. Nesse dia eu fui apresentado para a igreja como o missionário que vai trabalhar com mulçumanos, pequenos grupos e duplas missionárias. Uma homenagem foi feita para os teologandos e cada um recebeu uma bandeira da Guiné Bissau. O JÁ foi simples mais significante, foi feito uma entrevista com os teologandos e abrimos a perguntas as pessoas, foi bem legal.
O domingo foi a despedida, acompanhamos os alunos até o aeroporto internacional de Bissau, a despedia foi rápida, mas enquanto voltava para a cidade no toca-toca (condução pública) de um dos irmãos comecei a pensar que eles foram os últimos colegas de classe que eu ví antes de entrar no ministério, a próxima vez que verei algum deles será como pastores servindo a Deus em algum lugar do mundo.




Nesse dia também teve um casamento da igreja, o casamento do Litos e Mali, foi o primeiro casamento que pude acompanhar de perto aqui. Achei interessante algumas diferenças na cultura daqui. Bom, os Desbravadores fizeram a entrada da noiva e eles sempre ajudam na festa com a ordem e servindo as pessoas, diferente do Brasil aqui enquanto o pastor prega o casal fica sentado um em  cada cadeira virados um de frente ao outro. Mas o mais interessante é o que acontece no final do casamento. Logo na porta de saída muitas mulheres com roupas africanas estão à espera com bandeiras coloridas, e “instrumentos” que são panelas, baldes, pedaços de pau e algumas tem até alguns instrumentos de verdade tipo tambor, na saída é feito o máximo de barulho possível e começa uma dança típica que o casal deve dançar, é muito diferente e legal e que assustaria se acontecesse algo desse tipo do Brasil. A festa tem algumas peculiaridades como por exemplo o momento reservado para se entregar os presentes, enquanto é tocado uma música as pessoas devem trazer seus presentes para os noivos. A comida em parte é igual ao Brasil com salgadinhos (bem apimentados) suco típico (Onjo, Cabacera, Foli, etc) e uma bacia bem grande de arroz com molho que é colocado em cada mesa. Essa festa de casamento me marcou muito não somente por causa das diferenças mas fiquei chocado com uma cena que ví: Enquanto nos divertíamos dentro do salão do lado de fora estavam muitas crianças querendo entrar para comer, quando saí para dar um volta encontrei com essas mais de 100 crianças que estavam querendo entrar para comer e nessa noite ví uma cena que me cortou o coração. Eles todos queriam entrar para comer, a solução que os Desbravadores tiveram foi escolher algumas das crianças para que entrassem e comessem uma das bacias de arroz com molho o resultado foi desastroso. Escolheram algumas crianças de avançaram como animais na comida, nunca vi uma cena como aquela penso que para aquelas crianças avançarem daquele jeito na comido elas deverias estar com muita fome mesmo, teve até briga e gente colocando arroz na camiseta para levar pra casa. Me lembro bem daquele dia pois lágrimas caíram do meus rosto em ver uma situação tão triste como aquela e infelizmente essa é a situação do país, grande parte das famílias aqui vivem com menos de um dólar por dia e isso é para sustentar uma família de as vezes 8 pessoas, é uma situação deplorável e triste que me fez pensar sobre o valor que eu devo dar ao pouco que tenho enquanto muitos nem o pouco tem. Mas acredito que Deus está na frente e Ele vai tocar no coração de pessoas para que situações como essa possam ser resolvidas aqui na Guiné Bissau. Com essa semana tumultuada me veio uma frase que Jesus disse quando estava com muitas fome: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de sai da boca de Deus.









Nenhum comentário:

Postar um comentário