Antes de Navegar pelo blog, leia atentamente nossa mensagem de Boas Vindas abaixo:

Olá amigo visitante do Blog, bom ver que você está interessado, ou no mínimo curioso pra saber sobre o projeto Bissau.

Bem, vou começar dizendo que eu não acredito em coincidências, ou seja, não acredito que você está aqui por acaso. Acredito em um Deus pessoal que olha lá do seu trono para a aflição de seus filhos aqui na terra. E muito mais do que isso, a Bíblia me faz acreditar que ele cruza a vida das pessoas assim como ele fez aquele dia quando um Sacerdote e um Levita encontram um homem quase morto na beira da estrada. “Deus levara o sacerdote e o levita a passarem pelo caminho onde jazia a vítima dos ladrões, a fim de verem a necessidade que tinha de misericórdia e auxílio. Todo o Céu observava, para ver se o coração desses homens seria tocado de piedade pela desgraça humana.” (DTN p. 500).

Navegando pelo blog você pode encontrar algumas das necessidades de Bissau. Algumas coisas que já estão sendo realizadas por lá. Então, sem medo de errar vou parafrasear o texto de Ellen White acima da seguinte forma: “Deus encaminhou seus cliques até esse site para ver onde jazem as vítimas de Satanás no mundo, a fim de que você veja a necessidade que eles tem de misericórdia e auxílio. Todo o céu observa, para ver se o seu coração será tocado de piedade pela desgraça humana.”

Agora que você já sabe que Deus cruzou a sua vida com as pessoas de Bissau, está em suas mãos fazer a diferença para eles ajudando nossos missionários Breno e Bejota chegarem até eles e por sua vez o ajudarem. Juntos poderemos fazer uma grande diferença naquele lugar. Participe você também desse projeto navegando aqui no nosso blog.

Atenciosamente,

Fábio Martinelli - Diretor do Geração 148

Você saberá sobre nós clicando em Quem Somos. O que vai acontecer você encontra clicando em Objetivos. Se você quiser participar do projeto, encontrará todas informações necessárias clicando em Como Ajudar. Clicando em Ajudômetro, você saberá quanto falta para alcançar nosso alvo. Todas notícias, podem ser vistas clicando em Mensagens, O que já foi feito, vídeos e Fotos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Semana 2




O evangelismo continuou a todo vapor nessa semana. Preparamos toda a programação do primeiro sábado nos pontos de pregação com os interessados. Essa semana estive visitando o grupo do Bor e quem ficou responsável foi o pastor Rosalvo. O lugar de reunião dos cultos da igreja é muito pequeno extremamente quente por isso o pastor achou melhor realizar no lado de fora do salão. No meio da rua foram colocados bancos e a projeção era feita na parede. Depois do filme de Jesus o pastor Rosalvo me pediu para ajudar com as crianças que ficaram numa sala ao lado. Chegando lá tive uma surpresa muito grande, cerca de 150 crianças estavam a minha espera dentro de uma sala apertada, todas sentadas no chão algumas gritando e outras falando muito alto, minha missão era cuidar delas enquanto a palestra acontecia do lado de fora. Era uma muvuca danada e eu por um momento fiquei sem orientação, depois de colocar a cabeça no lugar percebi que a primeira coisa que eu precisava fazer era fazê-los ficar em silêncio, cantei uma música e orei com eles. Ficaram mais calmos mas ainda tinha muito barulho que atrapalhava a palestra do pastor Rosalvo. Comecei a contar histórias e eles ficaram calmos. Naquela noite uma guerra espiritual estava sendo travada, era claro que satanás não estava nada feliz com o nosso trabalho e fez de tudo para atrapalhar. Enquanto eu contavahistórias, crianças saiam e entravam na sala e nessa movimentação uma criança esbarrou no fio de alimentação do gerador de energia e tudo ficou escuro e isso aconteceu bem no momento em que o pastor ia começar a fazer a palestra sobre a origem de satanás e do mal que ele faz. Satanás aqui tem o nome de iran que é o deus no animismo, a adoração a iran é feita por medo, se os rituais não são realizados, iran (satanás) joga uma praga nas pessoas e elas são perseguidas por pesadelos e mortas. Essa adoração por medo é quebrada quando temos um Deus poderoso ao nosso lado. Depois de colocado o cabo de energia; voltei a contar histórias e o pastor a fazer sua palestra. Ele fez a introdução dizendo que o tema da noite iria falar sobre quem é o originador da dor, morte, medo e tudo mais, no ponto ápice da introdução, quando ele ia passar para o tema e revelar satanás e suas artimanhas, lá dentro da sala enquanto eu contava história não sabemos o porque mas um garoto foi até ao cabo fonte de energia e puxou queimando toda suas duas mãos. Ele foi com as duas mão tirar o cabo a acabou tendo queimações gravíssimas. Rapidamente ele foi levado ao hospital, e vendo tudo isso nos juntamos e oramos pedindo para Deus expulsar todas as forças do mal para que as pessoas pudessem ouvir a verdade. Depois dessa oração nada mais aconteceu de estranho e até as crianças ficaram em silêncio ouvindo as histórias.


Nessa semana eu também visitei o ponto de pregação do Bairro Militar 1 e 2, esse é o bairro com mais população mulçumana da capital e até mesmo alguns apareceram por lá. O responsável pelo ponto 1 foi o pastor Matheus e o ponto 2 foi o pastor Denis. No ponto do pastor Denis; ajudei no momento de louvor e na recepção, nesses dias choveu muito e isso refletiu em todos os pontos com a queda de pessoas. Outros problema encontrado lá foi durante a chuva, o barulho era muito forte e quase não se ouvia a voz do pastor. Uma das pessoas que frequentou o evangelismo nesse ponto é missionário de uma igreja evangélica mas ficou impressionado com os temas apresentado pelo pastor Denis. Apesar de todas a dificuldades de aparelhagem chuva e etc, o pastor Denis teve o privilégio de ver almas sendo salvas graças a ajuda de Deus e de seu trabalho.

Pastor Matheus no Bairro Militar 1 realizou o evangelismo a maior parte das vezes do lado de fora do salão, muitas crianças vieram cerca de 80 crianças tinham uma programação especial em uma sala ao lado. No dia em que visitei esse ponto um enxame de mosquitos tomaram conta do lugar e começou a incomodar as pessoas, muitas delas foram embora e até mesmo o pastor enquanto falava engoliu um mosquito. Fiz uma oração pedindo para Deus tirar esse enxame dali para que o tema pudesse ser abordado, depois da oração os mosquitos foram em direção a luz do projetor e caíram mortos no chão. Durante esses dias de campanha, estive fazendo minhas refeições juntos com os teologandos. Numa manhã quando chegava para tomar café da manhã o pastor Jonas me disse que o Rodrigo Scalassara do Cutum estava muito doente e não poderia continuar na pregação das noite e me perguntou se eu gostaria de continuar o evangelismo naquele ponte, eu logo aceitei e tive que me preparar para o tema da noite que seria Sinais da Volta de Jesus. Chagando a noite conversei com a liderança e todos que estavam ajudando e expliquei qu eu estaria com elas. Logo o Nenematcho me encaminhou para mostrar alguns problemas. O Gerador não estava pegando direito e a lâmpada da sala estava piscando de um jeito tenebroso. O projetor não ligava e o som estava com problema, começamos a mexer procurando uma solução mas nada podia ser feito, daí me lembrei de chamar a pessoa que poderia resolver nosso problema, chamei todos e oramos juntos pedindo para Deus colocar a mão nos equipamentos para que eles funcionassem direito e que a partir daquele momento, pedimos para Deus expulsaram todas as forças do mau e que os anjos ocupassem o lugar. Depois da oração sentimos uma paz muito grande e falei com o Nenematcho: “Ligue o gerador porque Deus já resolveu o problema”, então ligamos o gerador e ele funcionou perfeitamente junto com todos os outros equipamentos incluindo a luz. Deus foi tão bom que no outro dia o pastor Rodrigo Scalassara já estava melhor e retomou sua posição de pregados nesse ponto.
A noite eu estava em um ponto de pregação ajudando na programação, durante o dias eu estava ajudando na visitas e essa semana estive visitando alguns interessados do bairro Aeroporto junto com o pastor Sérgio Festa. Visitamos a Sádio e sua vizinha. Ambas eram católicas e depois foram convertidas ao Islam, toda família delas é mulçumana e elas estão frequentando todas as noites do evangelismo. O pastor Sérgio responsável pelo Aeroporto percebeu que temos uma missão muito grande para com esse país, o grupo do aeroporto não tem onde se reunir, os cultos são realizados em salas de aulas cedidas pelo governo. Durante o evangelismo o pastor Sérgio esteve pregando em um campo futebol de terra e muitas vezes era incomodado por causa de um bar com música alta que atrapalhava as pregações. A pregação nesse ponto foi positiva porque é um lugar aberto e isso facilita os mulçumanos de vierem e ver mesmo que de longe, no dia em que estive nesse ponto, fiquei espalhado entre o público mas não percebi nenhum mulçumano nesse dia. O pastor Rodrigo Assi e sua esposa Gabriela estão se empenhando para ajudar essa igreja, e durante o evangelismo a Gabriela esteve ajudando numa programação para as crianças nas salas de aula.
Nas visitas feitas durante o dia, estive com o pastor Pedro visitando interessados no bairro Santa Luzia. Numa dessas visitas, fomos na casa de duas garotas que queriam se batizar, mas elas são de famílias mulçumanas e precisamos da autorização dos pais, ficamos com receio por a família ser mulçumana mas mesmo assim nós fomos e ficamos surpresos quando conversamos com o pai que já esteve no Brasil. Isso facilitou e fizemos amizade, conversando percebi que ele e a família era islâmica não praticante pois não conheciam quase nada de sua religião, o pai disse que não teria problema mas teria que conversar com a mãe. Voltamos outro dia e conversamos com a mãe e ela disse a mesma coisa a conclusão foi que essas garotas não foram batizadas por falta de comunicação. Estou fazendo um trabalho com essa família mas o que estou percebendo até agora é uma falta de interesse. Visitamos também uma mulher de origem mulçumana da etnia biafada. Os biafadas são mulçumanos que realizam rituais do animismo e numa das conversas ela disse que não conseguia dormir a noite com muitos pesadelos e que via vultos e pela aparência dela, ela estava com muito medo e procurando uma solução, pedimos para ela ir na noites pois temos um Deus mais poderoso que iran, mas para Deus livrá-la desses pesadelos ela precisa acreditar que nosso Deus é mais poderoso que iran. Estamos orando com ela e por ela, na corrente de oração da igreja e em todos os lugares para Deus livrá-la das garras de satanás.
Bom, resumidamente essa foi minha segunda semana em Bissau. Foi uma semana intensa e pude ver a força com que satanás trabalha na vida das pessoas e estou orando para Deus me usar para que eu possa mostrar para elas um caminho de luz longe de medo e terror.




               

Projeto Material

Olá Blogeiros prontos para mais um projeto? Bom, como você já sabe, um dos objetivos na missão aqui é treinar e fortalecer os pequenos grupos. Nó pretendemos através dos pequenos grupos um reavivamento que é necessário em todas as igrejas no mundo, somente quando estivermos todos envolvidos na pregação do evangelho seremos relevantes para os que realmente necessitam. Além do reavivamento procuramos reativar o clima de família e comunidade na igreja, a união nos ajuda a manter os novos membros, esse foi um problema sério que estamos enfrentando frente a evangelismos passados, mais de 70% dos batizados em evangelismo anteriores hoje estão fora da igreja e não queremos que isso se repita com os 97 batizados nesse evangelismo recente. Pesquisas já mostram que se a pessoa não encontrar amigos de verdade aqui na igreja elas vão embora por isso estamos batendo a tecla nos pequenos grupos. Mas enfrentamos problemas sérios para que pequenos grupos aconteçam. Estamos trabalhando em um dos países mais pobres do mundo onde mais de 40% da população é desempregada e grande parte vive com menos de um dólar por dia e isso é para sustentar uma família, essa situação acaba refletindo na igreja com ofertas e dízimos baixíssimos de forma que a missão não tem como se manter sozinha e recebe subsídio da Associação Geral mas mesmo assim não é o suficiente para o crescimento, apenas para manter o que já se tem ( que é muita pouca coisa).
                Esse projeto tem como principal objetivo conseguir recursos para comprar e tirar xerox de material para que esses grupos possam estudar a Bíblia com um acompanhamento assim como temos no Brasil. Estão todos animados e em muitos grupos as reuniões já estão acontecendo mas de forma precária. No cálculo médio que fizemos, vamos gastar mais ou menos R$ 80,00 por PG (média de 15 pessoas), esse dinheiro dá para xerocar material para um grupo durante um ano e na capital temos cerca de 20 grupos. Com cerca de R$ 1600,00 conseguimos manter todos esse PG’s com material durante um ano. Os PG’s também estão fazendo a parte deles, correndo atrás de recursos para outras necessidades adicionais que não temos no Brasil.
Viemos até você pedir sua colaboração para adotar pelo menos um PG. Pode ser com qualquer valor para mantermos essa chama acessa. Logo No link abaixo temos a conta na qual você pode realizar um depósito. Peço somente que assim que depositar envie um e-mail para brenoavelar@hotmail.com com os dados do valor e data de depósito. Desde já agradeço sua Colaboração!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Semana 1



A despedida foi simples, não tive muito tempo de me despedir dos amigos do UNASP mas meus pais estavam presentes quando peguei o voo para Fortaleza (de onde saiu meu voo para Bissau). Na madrugada de domingo para segunda feira fiz meu check-in por volta da meia noite no aeroporto internacional de Fortaleza, enquanto caminhava rumo ao Boeing da TACV a euforia e curiosidade ia tomando conta de mim. Entrando no avião percebi um grupo de pessoas que estavam com uma camiseta escrita: “Guiné Bissau pá Jesus” e fiz amizade com eles, descobri que eles são de Pernambuco e estava indo para Bissau como missionários de uma igreja evangélica, todos eram da área da saúde e tiraram suas férias para dar assistência médica em várias partes do país. De acordo com plano de voo saímos de Fortaleza as 2:20 hs e chegamos em Cabo Verde às 7:30 hs. Ao sair do aeroporto já percebi muita diferença tanto na cidade quanto no calor, o fuso horário 2 hs a mais que o Brasil fez meu corpo ficar muito mole e cansado. Como passaria um dia em Cabo Verde juntei-me com o grupo de médicos-missionários e alugamos um van até um pequeno hotel. Andando pela cidade acabei encontrando a Associação da IASD em Cabo Verde, conheci o pastor presidente das IASD no país e aproveitei para trazer de lá algumas lições para os membros de Bissau.

Saímos de Cabo Verde ás 7:30hs da terça-feira dia 4 de Julho e fizemos uma escala em Dakar (Senegal) chegando em Bissau por volta das 12:00hs, nesse voo tive um pouco de medo porque o avião era menor não muito confiável. Enquanto o avião pousava a ansiedade foi tomando conta e meu coração gelou e eu pensei: “É, agora é pra valer, não tem mais volta”, de cima pude ver rios cortando a vasta floresta e fiquei me perguntando onde estaria a cidade. Saí do avião e já senti o mormaço de calor e comecei a suar, comecei ver a realidade do país pelo aeroporto precário e a pista cheio de buracos (como um avião consegue pousar assim?). Quando cheguei o Pastor Herculano, Rodrigo e Jonas estavam a minha espera e tudo que consegui pegar foi minha mochila porque minha mala acabou ficando em Dakar e eu teria que ficar 3 dias com a roupa do corpo, minha sorte foi que o pastor Jonas me conseguiu algumas roupas para passar esses dias.

Do aeroporto até a casa que alugaram para mim pude perceber a realidade da pobreza do país, feiras ao ar livre ao lado de muito lixo e falta de higiene. Pelo que eu via parecia que a maior parte da população é ou muito pobre ou não se vestem bem ou é cultural. A casa que alugaram para mim é grande, ela tem 2 salas, 3 quartos uma cozinha com dispensa e um banheiro e tudo isso só pra eu morar, o que estou usando no momento é só o quarto e a sala que tem uma mesa. Na quinta feira os teologandos junto com o pastor Sérgio Festa chegaram prontos para começarem o evangelismo no sábado. Havia apenas 2 dias que eu estava aqui e mesmo assim me senti feliz por ver mais 8 brasileiros conosco. No sábado de manhã cada teologando foi para o seu ponto de pregação para pregar e animar a igreja para o evangelismo que começou no sábado a noite dia 9 de julho, nessa conferência eu ficarei dando apoio a todos os pontos de pregação, cada dia eu comparecia num ponto e comecei a dar instruções sobre as reuniões de líderes de pequenos grupos; a ideia é que quando o evangelismo terminar os membros deve estar preparado para incorporar os novos membros nos pequenos grupos como uma estratégia de conservação e também dos pequenos grupos deve sair as duplas missionárias. No sábado pela manhã, comecei pela igreja central e quem ficou responsável foi o pastor Uendeo. Aproveitei a manhã para fazer algumas gravações na igreja para o NUMCI e fiquei impressionado com o louvor deles, é muito animado e forte, eles também usam no culto um tambor que é o único instrumento que guia a música. Muitas músicas são cantadas sem acompanhamento nenhum e mesmo assim quase senti tremer a igreja. O coral se apresentou e percebi um estilo de música diferente, mas muito bonito e inspirador. A melodia e os arranjos são feitos pelo próprio regente que não tem nenhuma formação musical a única formação que ele tem é a paixão por louvar a Deus através da música.

Sábado à noite visitei a igreja da Santa Luzia e quem ficou responsável pelo evangelismo lá foi o pastor Pedro. Na realidade a igreja ainda é um grupo com aproximadamente 60 membros, aqui nesse grupo existe uma dificuldade muito grande de conservação, no ano passado 30 cerca de 30 pessoas foram batizadas e apenas 4 são membros ativos, nosso desafio é estabelecer uma igreja e preparar os irmãos para incorporarem os novos membros nessa comunidade, através dos Pequenos grupos pretendemos alcançar esse objetivo. No domingo estive visitando o grupo do Empantcha onde o responsável foi o pastor Wallison, ajudei na programação realizando o momento de saúde e no louvor, lá eles se reúnem num salão alugado que está em condições muito precárias, o teto está quase desabando e é somente um ambiente para toda a igreja sem falar da danceteria que fica em frente ao salão que nas noites que está aberto incomoda com o barulho . Na segunda-feira ajudei no louvor e no momento de saúde na campanha evangelística do pastor Rodrigo Scalassara no grupo do Cutum. Esse é o grupo perto da casa do pastor da missão, lá a igreja tem terreno próprio e foi construía uma pequena escola com 3 salas e numa delas é realizada os cultos da igreja e também o evangelismo. A igreja do Cutum tem a muito tempo planos de construir uma igreja no vasto terreno que resta mas até hoje não tem condições financeiras para construir, por esse motivo o terreno foi invadido por outras pessoas que construíram suas casas sem permissão e hoje o grupo do Cutum está brigando na justiça pela posse do restante do terreno.


Acredito que minha experiência pessoal nessa primeira semana foi determinante para eu avaliar minhas prioridades enquanto estarei aqui, muitos desafios foram levantados além do que eu imaginava e com certeza vou contar com os irmão brasileiros para que muitos desse desafios pela graça de Deus seja derrubados.